Motivação

Este projeto de pesquisa tem como questão central a integração entre modelos conceituais, baseados em ontologias que descrevem contextos e modelos de aprendizagem de máquina. A integração de ontologias que representam contexto com aprendizagem de máquina aplicada em recomendações faz com que sistemas de recomendação se tornem mais acurados em campus universitários inteligentes. Esta é a hipótese central: a sensibilidade ao contexto, modelada de forma rigorosa, pode melhorar e enriquecer a performance de um sistema de recomendação de recursos e eventos em um campus universitário.

Aplicações no domínio de campus universitários inteligentes são essenciais atualmente, em que ambientes híbridos, apoiados por tecnologia, dão suporte ao trabalho e estudo. Em relação à contribuição científica, teremos a definição de um modelo de integração entre ontologias, utilizadas para a modelagem de contexto e modelos de aprendizagem de máquina, utilizados em sistemas de recomendação. Esse modelo é generalizável e estendível para diferentes situações em Campus universitário inteligentes. Como contribuição social será a melhor utilização dos recursos das Universidades.

Metodologia

O projeto terá 3 fases. A fase 1 do projeto trata das definições ontológicas e estudos comparativos de tecnologias com potencial de uso. Será feita: (i) comparação dos padrões para a representação de informações de contexto e de situações e ontologias propostas para este fim; (ii) levantamento dos requisitos de bases de dados para sistemas ubíquos e sistemas utilizados em campus universitários inteligentes, considerando mobilidade, segurança, modelagem de situações e forma de recuperação de informações; e (iii) avaliação de técnicas de aprendizado de máquina no contexto de sistemas de recomendação de conteúdos e serviços, utilizando uma base de dados de contexto já estabelecida por projetos anteriores da equipe. A fase 2 trata da modelagem conceitual e definição dos modelos de integração, além da implementação de uma primeira aplicação-teste (protótipo de um sistema de recomendação). Na fase 3, serão projetadas aplicações-teste para avaliação e análise dos experimentos. Nesta fase do projeto, serão divulgados os resultados finais da pesquisa através do site do projeto, de submissões a eventos e periódicos, relatórios dos resultados parciais e finais.

Equipe

Projetos de pesquisa conjuntos já foram desenvolvidos pelos participantes do projeto e vários abordaram Sistemas de Recomendação e Ontologias. O proponente e a equipe possuem experiência na coordenação de projetos financiados, inclusive no tema relacionado a esta proposta. O resultado destas parcerias pode ser evidenciado na produção bibliográfica constante do currículo lattes. A equipe possui formação em diferentes áreas dentro da computação, que se complementam para a realização desta pesquisa. O grupo de pesquisadores que atuam na proposta possui colaboração em projetos de pesquisa em longa data. Para a execução do projeto de pesquisa proposto, os parceiros são os seguintes grupos/universidades: (I) Universidade Federal de Santa Maria, Campus Santa Maria e Cachoeira do Sul, (II) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Informática (como colaboradora do grupo emergente), (III) Universidade do Estado de Santa Catarina, Campus de Joinville, (IV) Universidade Federal do Pampa, Campus de Alegrete, (V) Universidade Federal do Amazonas e (VI) Cooperação com a França