Motivação

postado em: Conceitos, Geral | 0

Este projeto de pesquisa tem como questão central a integração entre modelos conceituais, baseados em ontologias que descrevem contextos e modelos de aprendizagem de máquina. A integração de ontologias que representam contexto com aprendizagem de máquina aplicada em recomendações faz com que sistemas de recomendação se tornem mais acurados em campus universitários inteligentes. Esta é a hipótese central: a sensibilidade ao contexto, modelada de forma rigorosa, pode melhorar e enriquecer a performance de um sistema de recomendação de recursos e eventos em um campus universitário.

Aplicações no domínio de campus universitários inteligentes são essenciais atualmente, em que ambientes híbridos, apoiados por tecnologia, dão suporte ao trabalho e estudo. Em relação à contribuição científica, teremos a definição de um modelo de integração entre ontologias, utilizadas para a modelagem de contexto e modelos de aprendizagem de máquina, utilizados em sistemas de recomendação. Esse modelo é generalizável e estendível para diferentes situações em Campus universitário inteligentes. Como contribuição social será a melhor utilização dos recursos das Universidades.